segunda-feira, 11 de março de 2013

A maior peta de sempre do cinema afinal pode ser possível.




Toda a gente se lembra da cena mitica em que para salvar Lois Lane Superhomem voa em torno da terra de forma a inverter o movimento de rotação viajando assim no tempo.

Ora bem até aqui tudo peta aldrabice e da grande. Mesmo supondo que a terra invertia o seu sentido de movimento não iriamos recuar no tempo. Apenas existiriam terramotos com fartura e pessoas a serem projectadas por todo o lado mas tirando isso continuavamos todos no "presente".

Mas segundo a teoria da relatividade de Einstein (mais que provada) quando nos aproximamos da velocidade da luz a passagem de tempo diminui. E se viajarmos à velocidade da luz nem sentiriamos essa  passagem de tempo. Aliás um fotão de energia enviado pelo sol em direcção à terra demora 8 minutos no seu trajecto mas para o fotão essa viagem é instantânea.

Viajando a uma velocidade superior à da luz estaremos a recuar no tempo.

Ora imaginemos agora que o superhomem voou a uma velocidade superior à da luz e o que vemos não é a terra a abrandar mas sim o que o superhomem vê ou seja a terra cada vez mais "recuada no tempo" e no seu movimento de rotação.

Assim até nem parece muito parva a ideia de salvamento da Lois.

Nitidamente ando a ouvir demasiados podcasts. (Startalk Radio, Neil Degrasse Tyson)

1 comentário: