terça-feira, 9 de março de 2010

O AparTArteMentOx foi ao Fantasporto


Pois bem depois de exactamente 103 mails trocados ao longo de cerca de 2 semanas, os inquilinos seguiram rumo ao Norte é ao festival Internacional de cinema do Porto!

Deixo aqui o que consegui encontrar das sessões que conseguimos ver e algumas opiniões!

AS CURTAS                                                                                                                       

28 – José Xavier – 4.05 min






Divertido!










Airport Tunnel – Victor Hugo – 4.38 min

Algo Importante – João Fazenda – 7 min

Crossroads, Crosspeople – Nuno Amorim, Ricardo Nogueira, Raquel Martins – 1 min

Publicidade divertida qb.

Diário de uma Inspectora do Livro de Recordes – Tiago Albuquerque – 11.38 min




SINOPSE: Um relato muito divertido do dia a dia de uma inspectora do «guiness book», que aproveita a imagética da animação de silhuetas para concretizar um relato muito divertido do que seria o dia a dia de uma inspectora do «Guinness Book», confrontada com os mais mirabolantes recordes.


Esta curta não me causou nenhum tipo de impressão...viu-se!


Mi Vida em Tus manos – Nuno Beato – 8.30 min





A minha aversão às touradas, só me permite dizer que esta curta podia muito bem ser utilizada como campanha contra as touradas... controverso e emocional, especialmente angustiante!






O Direito à Infelicidade – NEFASTO – 5,24 min

http://vimeo.com/2648981



Foi a primeira curta a ser visualizada, mas com muitos problemas técnicos o que dificultou a apreciação...mas deu pra ver algo ali, pena mesmo não termos conseguido ver na altura.







Pássaros – Filipa Abrantes – 7 min



Uma palavra...estranho...bem se calhar duas palavras, estranho e medonho!

Passeio de Domingo – José Miguel Ribeiro – 20 min





Muito divertido! Um estereotipo/retrato da família tradicional portuguesa que de tão óbvio se torna tão familiar.









Smolik – Criatiano Mourato – 8 min

http://www.smolik-themovie.com/






Achei particularmente interessante...adorei a forma como a música e animação de relacionam e se fundem tal como as forma das animação em si...é sempre bom ver o complicado parecer simples!





Um Degrau pode ser o Mundo – Daniel Lima – 11.23 min




Numa palavra: confuso! A história parece mal contada e tem saltos que não consegui alcançar. Gostei da ideia do estilo de ilustração e das alegorias à cultura portuguesa onde foram buscar os grandes "chavões"!






Voa voa num prédio de Lisboa – Joana Toste – 3 min



Pensei muito no assunto e não posso dizer que não gostei...mas também não posso dizer que gostei...ilustração infantil, ideia infantil com um final...infantil! Como acho que era o que se pretendia...não posso estar a dizer mal de uma intenção bem concretizada!

AS LONGAS

THE CRAZIES

HEARTLESS


6 comentários:

  1. Eu fiz a minha parte...agora gostava mesmo de saber a vossa opinião...

    ResponderEliminar
  2. Ah...esqueci-me de opinar nas longas...mas prontos...the crazies...pah, simples: muitas palmas durante o filme :D

    Heartless...ui ficava praqui a escrever e ninguém quer isso...

    ResponderEliminar
  3. Bom post! Bom, eu não curti muito as curtas de animação. Achei assim a modos que fraquinho. Tirando a do benfiquista, que tava muito bem esgalhada. Aliás, passei pelas brasas em quase todas, menos na do lampião, e na da música. O que deve querer dizer qq coisa. Provavelmente que tava com sono..

    ResponderEliminar
  4. Acrescento que a do Prozac, tb me pareceu engraçada, mas n tava em condições.

    ResponderEliminar
  5. ora entao isto é assim:
    curtas- é uma cena k eu gosto... claro k o passeio de domingo tem piada, ja tinha visto algumas, e a k menos gostei foi Um Degrau pode ser o Mundo, confusa, tinha pormenores de animação engraçados, mas nao me levou a lado nenhum. isto pk ja tinha visto a dos passaros, se nao axo k ganhava em estranheza.
    longas- gostei dos dois filme. mas vamos por partes. palminhas num filme de terror? o que é isso? no porto funciona assim, as pessoas quando estão com medo batem palmas? epah... é um filme de terror, se são assim tão sensiveis eu tenho uma sugestão: NAO VAO AO CINEMA VER FILMES DE TERROR!!! nao? Apesar disso o filme estava muito bem feito, embora a historia nao fosse nova, estava mt bem contada.
    o segundo filme gostei tb, num estilo diferente, axei que foi muito intenso e alem dos dramas do pai, beleza interior Vs beleza exterior, etc, gostei. claro que para mim o mais assustador foi mesmo o simbolo que apareceu algures, com referencia ao Mal... que é o mesmo simbolo que eu tenho numa almofada em casa. será que um dia me sai de lá um demónio? meeeedddddoooo!!!!

    ResponderEliminar
  6. As longas forma bacanas! Mais uma vez, acho que tivemos sorte. Dois filmes bastante bons, e muito diferentes, o que é fixe.

    ResponderEliminar