segunda-feira, 11 de março de 2013

A maior peta de sempre do cinema afinal pode ser possível.




Toda a gente se lembra da cena mitica em que para salvar Lois Lane Superhomem voa em torno da terra de forma a inverter o movimento de rotação viajando assim no tempo.

Ora bem até aqui tudo peta aldrabice e da grande. Mesmo supondo que a terra invertia o seu sentido de movimento não iriamos recuar no tempo. Apenas existiriam terramotos com fartura e pessoas a serem projectadas por todo o lado mas tirando isso continuavamos todos no "presente".

Mas segundo a teoria da relatividade de Einstein (mais que provada) quando nos aproximamos da velocidade da luz a passagem de tempo diminui. E se viajarmos à velocidade da luz nem sentiriamos essa  passagem de tempo. Aliás um fotão de energia enviado pelo sol em direcção à terra demora 8 minutos no seu trajecto mas para o fotão essa viagem é instantânea.

Viajando a uma velocidade superior à da luz estaremos a recuar no tempo.

Ora imaginemos agora que o superhomem voou a uma velocidade superior à da luz e o que vemos não é a terra a abrandar mas sim o que o superhomem vê ou seja a terra cada vez mais "recuada no tempo" e no seu movimento de rotação.

Assim até nem parece muito parva a ideia de salvamento da Lois.

Nitidamente ando a ouvir demasiados podcasts. (Startalk Radio, Neil Degrasse Tyson)

Sim ou não pessoal?

Ver aqui

sexta-feira, 8 de março de 2013

George Lucas confirma Mark Hamill no próximo Star Wars

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3095493&seccao=Cinema

George Lucas confirma Mark Hamill no próximo Star Wars

por Ricardo Simões FerreiraHoje1 comentário
As três estrelas de Star Wars voltam aos papéis que lhes deram fama
As três estrelas de Star Wars voltam aos papéis que lhes deram fama

O próximo episódio de Star Wars - A Guerra das Estrelas contará com as estrelas da primeira trilogia da saga, revelou o seu criador numa entrevista à Bloomberg. Após a confirmação de que Harrison Ford iria regressar ao papel de Han Solo e de Carrie Fisher ter assumido que iria entrar em Star Wars VII, também Mark Hamill deverá voltar ao papel que o tornou famoso: o do cavaleiro Jedi Luke Skywalker.

A expectativa dos fãs acerca do próximo Star Wars não para de crescer, especialmente desde que a Disney - atual detentora dos direitos do franchise - anunciou que o realizador do próximo filme será J.J. Abrams, autor do reboot de Star Trek e de Star Trek II - Além da Escuridão (a estrear este ano).
Em entrevista à Bloomberg Businessweek, George Lucas, criador de A Guerra das Estrelas que mantém direitos autorais sobre a série, descaiu-se. Questionado sobre que membros da série original vão regressar, Lucas respondeu assim, escreve a edição online da revista: «"Já assinámos com o Mark e com a Carrie e com o Harrison - ou estamos nas últimas fases de negociação. Por isso, liguei-lhes para lhes dizer 'É isto que vai acontecer'". Faz uma pausa. "Se calhar não era suposto dizer isto. Penso que eles querem anunciar [as contratações] com um grande estrondo, mas estamos a negociar". E acrescenta: "Não vou dizer se as negociações foram bem sucedidas ou não."»
A terceira trilogia da mais famosa saga espacial deverá assim passar-se cerca de 30 anos após O Regresso de Jedi, prosseguindo as aventuras dos descendentes de Anakin Skywalker, pai de Leia e de Luke, que caiu na tentação do Lado Negro da Força e transformou-se no icónico Darth Vader, para muitos o maior vilão da história do cinema.